DOMUS ARBOR

Etapas de fabrico de janelas de madeira

O corte das barras
Depois do levantamento das medidas e aprovação de todas as peças, iniciamos o fabrico da estrutura, cuja primeira etapa é o corte das barras de acordo com as dimensões aprovadas. Ao mesmo tempo faz-se a escolha do tom de madeira e a combinação de barras semelhantes para a peça para garantir a máxima uniformidade e a melhor combinação de todos os elementos.
Recorremos ao software profissional KLAES e KLAES 3D para criação de projetos personalizados de vidraria e seleção da configuração mais adequada.
Perfilagem longitudinal e transversal
Depois de preparadas, as peças de barra prosseguem para a próxima etapa de tratamento no centro Conturex 125 onde ganham as dimensões pretendidas. Graças aos nossos equipamentos digitais programáveis conseguimos posicionamento de elevada precisão, que permite obter o acoplamento perfeito dos componentes e criar a forma ideal da futura peça. O processamento automático de todos os detalhes para instalação de acessórios garante a segurança de fixação impossível de atingir pelos métodos tradicionais.
Usamos equipamentos de alta tecnologia para minimizar o fator humano e criar produtos de elevadíssima qualidade.
Montagem da caixilharia e da folha
Na próxima etapa todas as peças pré-fabricadas seguem para montagem. Uma prensa hidráulica especial é usada para montar a estrutura que a seguir é mergulhada numa bacia com óleo impregnante (Teknos). O processo de impregnação visa proteger a madeira contra apodrecimento, ajuda a preservar a cor, protege contra pragas e prolonga a vida do produto.
Depois de submetidos a todos os tratamentos, todos os elementos, incluindo as travessas, são encaixados com cola, de forma a prevenir quaisquer deslocamentos da estrutura.
Polimento e controlo de qualidade
A etapa seguinte é o polimento. Todos os elementos do produto, incluindo a caixilharia, a folha e os elementos de selagem, são inspecionados pelo mesmo colaborador responsável pela qualidade do produto acabado. O primeiro polimento é efetuado por máquinas pneumáticas de polimento circular, com acabamento manual. A seguir as peças são submetidas ao controlo intermédio, quando o sopro de todos os elementos permite identificar e eliminar todos os defeitos.
As instalações de fabrico são equipadas com um sistema de aspiração que garante a entrada de ar aquecido e isento de pó na oficina, prevenindo a sedimentação de pó nas peças em tratamento e permitindo obter uma superfície impecavelmente lisa.
Aplicação de primário e impermeabilizante
O primário é aplicado numa câmara especial com aplicação automática através de saturação, seguida por tratamento de juntas com impermeabilizante, o que previne a formação de rachas em madeira. Os topos também ficam tratados por impermeabilizante, para prevenir a entrada de água que pode provocar deterioração da madeira.
O método de saturação garante a qualidade elevada de aplicação do primário, a absorsão uniforme dos elementos protetores pela estrutura da madeira e a uniformidade da cor.
Aplicação de verniz impermealizante
O verniz impermeabilizante é aplicado através de pulverização por um aparelho especial de alta pressão. É de realçar que a aplicação de verniz impermealizante é uma etapa de tratamento muito importante, não executada pela maioria dos fabricantes, o que provoca a redução da vida útil dos respetivos produtos.
Todas as estruturas são deslocadas automaticamente em suportes especiais. Isto permite prevenir os possíveis danos que podem ser causados em caso de manuseamento manual.
Aplicação de verniz/tinta
A próxima etapa é a pintura das estruturas de madeira através de pulverização de duas demãos de tinta com pistola pulverizadora pneumática. Depois de aplicação da primeira demão todas as peças são colocadas numa câmara de secagem especial. Assim fica garantida a perfeita secagem antes de aplicação da segunda demão.
Dentro da câmara, com o sistema de aspiração a fornecer ar purificado e aquecido, o processo de secagem é acelerado, permitindo evitar sedimentação de partículas na superfície pintada.
Montagem do produto
A seguir, depois da verificação da qualidade da peça pintada e da comparação da cor final com o padrão aprovado, as peças seguem para a montagem. Os produtos são montados em conformidade com todas as especificações técnicas: instalação de acabamentos, vidros duplos, elementos de selagem, verificação e ajuste de funcionamento.
Os elementos de selagem são reforçados com um vedante adicional que protege contra entrada de ar.
Controlo de qualidade
Nesta etapa final a estrutura é instalada num quadro de ensaio da peça acabada para verificar o seu funcionamento, operabilidade e ausência de encravamento da folha. A seguir efetua-se a limpeza final e o acondicionamento de transporte para garantir a integridade das janelas que serão entregues ao cliente.